Miniguia Prático para a Mulher Real – Primavera/Verão 2020

Quando falamos que alguém tem um estilo fashion, estamos querendo dizer que aquela pessoa, além de se vestir bem, é moderna, atualizada e parece ter prazer ao escolher cada peça para compor seus looks. Uma pessoa fashion sabe o que fica melhor no seu biótipo, sabe a imagem que quer passar aos outros, seja no ambiente de trabalho ou nos ambientes mais informais. A mulher fashion gosta de moda e sabe que, de vez em quando, é importante adquirir algumas peças novas para atualizar o seu closet e investir um pouco de tempo na hora de compor os looks. Os looks usados por quem é fashion surpreendem, normalmente pelas combinações inusitadas que sempre funcionam.

É importante deixar claro que na moda atual as regras praticamente não existem, mas a atualização constante em relação às últimas tendências nos ajuda sim a compor melhor nossos looks para sairmos de casa mais confiantes e nos sentindo mais bonitas. Muitos são os profissionais de moda que trabalham arduamente na área. Há muitos envolvidos em todos os processos de criação e percepção de tendências, modelagens, estampas, tecidos. Devemos sim usar aquilo que nos deixa felizes e que nos traz alegria, mas ter a certeza de que o que escolhemos passa para os outros a real imagem que queremos passar com certeza nos torna mais seguras de quem somos e do estilo que carregamos.

Frequentemente ouço de muitas clientes de consultoria de imagem que acham que determinada tendência não cai bem em seu corpo ou foi criada apenas para mulheres mais jovens. Muitas ainda carregam preceitos mais antigos e nada reais, como o de que “brilho só deve ser usado à noite”, “moletom só deve ser usado na academia”, “tênis não deve ir ao trabalho”, “xadrez é estampa de toalha de mesa”, “bolinhas ficam bem apenas em camisolas”. Acredite: já ouvi tudo isso, e mais de uma vez. Por esse motivo, hoje em dia digo às minhas clientes para apagarem tudo que achavam saber sobre moda e se abrirem para as novas tendências. Para enxergarem a moda como uma aliada e como algo divertido. Digo também para mergulharem sem medo no mundo da moda, pois com ela podemos brincar e descobrir do que gostamos, quem somos. Mas o mais importante e o que falo sempre com convicção e esperança de que fique internalizado em cada mente feminina é:

TODAS as mulheres, de TODOS os tipos físicos, podem usar TODAS as tendências, ou seja, toda e qualquer mulher pode ser fashion. Basta querer. Basta se amar!

Tendências Primavera/Verão 2020

1. Transparências

Em um dos últimos desfiles da grife Dior, marca francesa criada por Christian Dior e referência no mundo da moda, as transparências fizeram parte de muitos dos looks desfilados. Os tecidos transparentes aparecem em camisas, vestidos curtos e longos e detalhes em mangas.

Como usar a tendência: os tecidos com transparência podem ser o chifon, a organza, o voile, o tule. As transparências podem ser usadas durante o dia e em eventos noturnos. Se a ocasião for mais formal, opte por usar uma regatinha sob a blusa transparente. Em eventos informais, é possível usar a tendência apenas com um soutien ou top de renda sob a transparência bem como um body. Ainda, é possível fazer o inverso: colocar a blusa transparente e, por cima, um top de outra cor ou até mesmo de jeans. Esse tipo de inversão do que se espera de uma tendência é o que causa a surpresa no look, é o que faz as pessoas se surpreenderem e considerarem fashion a composição.

Como as transparências deixam o look mais sofisticado, é possível quebrar essa sofisticação e deixar o look mais fashion. Por exemplo: se você optar por usar uma saia (seja mini, lápis, longa ou midi), arremate o look com um tênis. Ele é capaz de transformar um look mais formal em algo mais moderninho e casual. Acredite, já ouvi muitas clientes dizerem que uma camisa de voile pede um scarpin e que um tênis nada teria a ver com a composição. No entanto, é justamente essa quebra que causa a surpresa e deixa o look muito mais interessante.

2. Estampas

Eu amo estamparia. Admiro quem trabalha com a criação das padronagens, são elas que deixam nossos looks mais criativos e mais alegres. É uma pena que nas estações mais frias muitas pessoas optem por não usarem estampas. Entretanto, na primavera e no verão não há desculpa. É possível abusar das estampas e mesmo assim usar composições delicadas. Posso garantir que toda e qualquer estampa está liberada na temporada primavera/verão, mas é claro que sempre surgem aquelas mais atuais. Vamos a elas:

FLORAIS: todos os florais são tendência na primavera, mas, diferente dos últimos anos, em que o dark floral (estampa criada pela marca italiana Dolce & Gabbana) estava mais em alta, aquele floral com fundo escuro e flores graúdas, nesta estação surgem os florais mais miúdos e delicados, inclusive em tons mais pastéis como o rosê, o off-white e o lavanda. A tendência é parecer uma camponesa fashion e, pode ter certeza, depois que você começar a usar a trend, vai se apaixonar por ela. Vale investir em blusas, vestidos, saias e até calças mais fluidas nos florais delicados. Mais fashion ainda é fazer um mix da estamparia e usar, por exemplo, uma blusa floral off-white com uma saia floral amarelinha. O look parece pedir uma rasteirinha? Faça o inverso, arremate o look com uma bota de cano curto ou com um tênis. Pronto: temos um look mais que fashion e extremamente atual!

VICHY: a estampa vichy nada mais é do que aquele xadrez bem miudinho quase sempre em duas cores. Há mais ou menos dois anos ele surgiu como uma das altas apostas da primavera. No nosso último verão ele acabou dando lugar ao poá, mas, agora, ele ressurge ainda mais moderno. É possível resgatar no armário aquele vestido ou aquela saia vichy e misturar com peças de outras cores ou estampas. O vichy 2020 surge em tons diferentes dos anteriores, que priorizavam o preto, o vermelho e o azul. Hoje, a tendência é o vichy em tons clarinhos, como o pêssego, o azul bebê, o amarelinho. Quer um look mega fashion? Misture uma peça em vichy (saia, short, saia, calça) com uma t-shirt ou com uma camisa jeans. Essas peças mais esportivas conseguem harmonizar o look.

SNAKE PRINT: a estampa de cobra queridinha do inverno 2019 permanece tendência na próxima temporada. A diferença está nos tons. Enquanto no inverno usamos a estampa da cobra phiton em tons terrosos ou de cinza e preto, na primavera/verão a pedida é usar a estampa em tons mais alegres, inclusive em tons de neon, como o verde-limão, o pink e o laranja. A estampa snake aparece não apenas em roupas, mas também em bolsas, cintos e sandálias. Aposte no print sem medo e, ainda, é possível resgatar uma peça em snake print do outono/inverno com cores mais sóbrias, como uma camisa, por exemplo, e misturá-la com uma peça mais colorida, como uma saia laranja. Vale lembrar que todas as outras estampas em animal print permanecem em alta. Não vamos abandonar a onça tão cedo. E o que eu costumo dizer para as minhas clientes: pelo menos uma blusinha de oncinha a gente deve ter no closet, é uma peça-coringa.

LISTRAS: duvido você não ter pelo menos três peças listradas no guarda-roupa. Elas são, sem dúvida, atemporais. No entanto, você deve lembrar de uma das tendências do último verão, as listras multicoloridas que apareceram principalmente em vestidos e saias. Neste verão, mais uma vez, elas estarão em alta. Se você já adquiriu uma peça assim no verão passado, é hora de resgatá-la do armário. Se ainda não entrou na tendência e quer ser fashion, uma saia com listras coloridas seria uma ótima aquisição. Ainda, vale apostar nas peças listradas em coloridos de tons pastéis, uma forma de usar a tendência de forma delicada.

POÁ: no último verão, tivemos vitrines e mais vitrines repletas de peças com a estampa de bolinhas. De todos os tamanhos, o poá virou a estampa da estação e permaneceu forte no outono/inverno. Agora, no verão 2020, ao contrário do que muitos imaginavam, a estampa segue firme e forte como tendência da temporada. Vale lembrar que os poás mais graúdos e até misturados na estampa com tamanhos diferentes são ainda mais moderninhos. E para um look mais do que fashion, dá pra misturar duas peças de bolinhas de cores e tamanhos diferentes, como uma blusa e uma saia. O resultado? Um look extremamente moderno!

3. Cores

É primavera! É tempo de sair do preto, do cinza e abusar de tons mais alegres. A cada estação surgem as cores do momento. Elas saem dos principais desfiles de moda de marcas renomadas e viram tendências mundiais. Além disso, a cada nova temporada, 12 cores principais e 4 cores neutras são divulgadas pela Pantone, empresa especialista no assunto, como as cores da estação. Para o vestuário do verão 2020, as cores mais em alta serão as seguintes:

tabela pantone verão 2020

Analisado a tabela, percebemos tons pastéis, também chamados de candy colors, como o “Biscay green”, o “Sunlight” e o “Coral pink”. Os tons fortes de vermelho fogo, canela e os amarelos também em tons mais fortes e marcantes permanecem em alta. Percebe-se também a presença do violeta em um tom bastante ousado, o “Grape compote”, e a grande presença do azul, que em 2020 promete ser uma das cores mais importantes nos looks das mais fashionistas.

Claro que uma estação tão colorida e tão cheia de energia também pede tons mais neutros justamente para fazermos maior quantidade de composições com as peças que temos no nosso guarda-roupa. A própria Pantone também divulga uma listinha de 4 cores neutras a cada estação, e para a próxima temporada vale lembrar que o preto não está incluso. São elas:

Lark – um tom de palha/bege um pouquinho mais marcante

Navy Blazer – nosso azul marinho bem escuro

Brilliant White – o branco que amamos

Ash – um tom de cinza forte

É claro que os tons neutros facilitam a vida e nos poupam bastante tempo na hora de compor os looks do dia a dia, mas com tantas cores interessantes e vivas, os looks em “Color Block” também estão em alta e podem resultar em um look cheio de informação de moda e bastante elegante ao mesmo tempo.

Dessa forma, se pudermos resumir o que não pode faltar no nosso guarda-roupa de verão 2020 em se tratando de cores e levando em consideração não somente a tabela divulgada pela Pantone mas também todas as tendências das grandes maisons internacionais para estarmos definitivamente vestidas com looks modernos e atuais, teríamos a seguinte listinha:

  • Calça alfaiataria colorida (vermelha, laranja ou roxa)
  • Pantacourt colorida (azul ou amarela)
  • Blusa ou top neon
  • T-shirts em tons candy colors
  • Saia verde militar ou canela
  • Vestidos e regatas em tons clarinhos
  • Jeans
  • Peças neutras

COLOR BLOCK: A tendência de usar blocos de cores não é de hoje. Ela surgiu na década de 80, aliás, década que marcou o mundo da moda pela ousadia. A trend voltou em outras décadas e tem sido revisitada nas últimas estações. Para a nossa primavera/verão 2020, a tendência color block surge em cores fortes, marcantes e também e tons mais clarinhos e até neutros. A elegância da trend se dá pelas combinações de cores com tecidos mais fluidos usados nesta temporada e também pela alfaiataria e pelas peças mais soltas. Vale lembrar que para entrar na tendência não necessariamente precisamos investir em looks com uma peça de cada cor. Os acessórios, como bolsas e sapatos coloridos, podem fazer a vez da trend na composição do look.

círculo cromático

Dica: observe o círculo cromático e escolha cores complementares para fazer um look mais ousado e contrastante. Se a ideia é usar a tendência de forma mais discreta, escolha cores análogas, como a famosa e atual combinação de vermelho e rosa.

4. Modelagens

CALÇAS: nas estações mais quentes, a nossa querida calça jeans dá lugar às calças mais leves e confortáveis em algumas ocasiões. Quer um look fashion? Tenha uma pantalona, uma pantacourt (a pantalona mais curta), uma calça jogger ou cenoura (calça larguinha que afunila nas pernas e na barra), uma calça clochard (modelagem da jogger com a cintura bem alta e faixa de amarração) e uma calça de alfaiataria com um cinto largo. Qualquer um desses modelos de calças ficam bem em qualquer silhueta. Sim, TODOS esses modelos. Não é preciso ser alta para usar uma pantacourt, por exemplo. O importante, na moda, é ser fashion, e feliz, é claro.

BLUSAS E VESTIDOS: para um look fashion e chic, aposte nos tecidos fluidos que aparecem nos babados e decotes, nas barras de saias e vestidos e também nas mangas mais abertas, como as mangas-sino. As mangas bufantes também são tendência para a temporada. Curtas ou longas, elas podem ser bufantes já no ombro ou também no punho.

SAIAS: as saias mídis e longas estarão com tudo neste verão. Elas podem ser usadas com um cropped ou simplesmente com uma t-shirt para dentro da cintura ou com um nó amarradinho. O mais interessante é que elas podem ser usadas com vários tipos de calçados: rasteirinhas, tênis, botinhas de cano curto, sandálias de salto, mules… Os modelos de saia mais atuais incluem as transpassadas, ou seja, aquele modelo envelope que usamos lá nos anos 90, as com babados assimétricos e as com botões aparentes na frente ou na lateral.

5. Tecidos

No verão, nossos looks contam com tecidos mais leves, fuidos ou com ar natural. Para vestidos, saias, blusas e macacões, a viscose é uma excelente pedida. O poliéster também pode ser nosso amigo, ele aparece nas transparências da organza, em mangas de vestidos e camisas, no voal, no chifon. E um dos principais tecidos para a estação é o linho, que pode ser puro ou não. A composição de linho com poliéster dá um ar natural às peças e não amassa muito, mas a minha dica é: não tenha preguiça de usar peças que precisam ser passadas, vale a pena o esforço. Outro tecido-tendência para a estação é o laise. Ele parece o antigo broderi, tão usado nas peças mais românticas e delicadas da década de 80. No entanto, o laise é mais fino e possui bastante elastano, por isso aparece fortemente como tendência para vestidos, saias e blusas.

6. Calçados para o verão

A cada estação mudam alguns modelos de calçados e novas tendências surgem, é claro que muitos que adquirimos nas estações passadas ainda podem ser usados, mas, vamos admitir, é sempre tão bom ter um sapatinho novo e atualizar nossos looks…

Vamos à listinha dos modelos indispensáveis para um visual fashion:

Tênis: não torça o nariz. A moda muda, e os tênis também. Um tênis básico branco pode ser um grande aliado. E um preto também. Os modelos “DAD SHOES”, que viraram tendência há mais ou menos um ano, também continuam em alta. Aposte em bicos afinados, eles dão um ar mais elegante ao calçado.

Mules: de salto alto ou sem salto, os mules são os meus sapatos prediletos, nada é mais prático. São excelentes para o dia a dia e ficam lindos com calças de alfaiataria, jeans, macacões… Prefira os bicos afinados e aqueles que não escondam muito o pé. Os detalhes em pedrarias ou couro metalizado são a aposta da vez.

Rasteiras: ou flats, as sandálias sem salto podem ser extremamente elegantes. Opte por flats de qualidade, bom acabamento. Acredite, as sandálias sem salto podem sim ir a eventos mais sofisticados se elas forem sofisticadas também. Aposte nos modelos sem fechamento, com detalhes em pedraria, vinil, animal print.

Sandálias: tão lindo arrematar um look com uma sandália elegante. As tendências da temporada incluem modelos em neon, cores metalizadas, tons pastéis, detalhes em vinil e tirinhas finas. Aliás, dê preferência aos modelos que mostram bastante o pé, eles alongam a silhueta e deixam o look mais delicado. Detalhe especial para os saltos diferenciados, alguns até arredondados ou com formatos surpreendentes, tendência criada graças à marca francesa Yves Saint Laurent, que tornou ícone seu salto com as inicias da marca. Além disso, dê uma atenção ao bicos das sandálias, os bicos/solas com a ponta folha ou quadrada estão em alta!

Tamanco: é difícil admitir, mas os chinelos em formato de tamanco, com salto, são tendência. Sim, eles foram modernos nos anos 90 e voltam agora, nos pés das mais fashionistas.

7. Bolsas

Impossível ter um look lindo e fashion se a bolsa não estiver à altura. Ela pode arrematar o look e deixá-lo perfeito ou pode simplesmente arruiná-lo. As bolsas da temporada primavera/verão possuem modelos para todos os gostos. No entanto, prefira as que não são tão grandes, elas às vezes nos escondem e escondem nosso look. Se for possível, os modelos menores e até as pochetes valorizam ainda mais nossas produções. As apostas da estação incluem a volta da bolsa saco, a tote bag, mais quadradinha, as minibags, para carregar somente o necessário, e as pochetes, que agora nem precisam ser levadas na cintura, mas à tiracolo, com alça mais curta.

Colocando em prática

Agora chegou a hora de revisar o guarda-roupas e montar looks lindos para arrasar neste verão! Porque ser fashion é divertido! Se precisar de mais algumas dicas, siga nosso instagram – @trends4mebrasil – que estamos sempre postando sugestões de looks e tendências de moda.

E lembre de visitar a nossa loja em Porto Alegre! Trabalhamos com varias marcas e recebemos novidades toda semana! ;*